Tecnologia

Usa o Facebook Lite? Pode ter instalado malware no smartphone

O Facebook Lite, a app criada para smartphones com menos recursos, está a ser usado para transmitir malware e apps sem que o utilizador se aperceba.

A culpa nem é, pelo menos diretamente, do Facebook: na verdade, o problema está no ficheiro de instalação da app que não é o original do Google, mas que funciona como se realmente fosse.

O problema é que, para além de instalar o Facebook Lite, o utilizador está também a ‘abrir a porta’ do smartphone a malware e a aplicações de terceiros, que são instaladas pela (falsa) app da rede social.

De acordo com o Malwarebytes Lab, a versão que imita o fidedigno Facebook Lite (disponível no Google Play) rouba também os dados do utilizador.

A app envia para servidores remotos informaçoes como o ID do smartphone, o modelo, a localização, o endereço MAC e até qual a do Android em uso.

O Facebook Lite, disponível na loja oficial para Android, foi criado para resolver o problema da aplicação do Facebook, que consome demasiados recursos.

Por ser mais leve, a app é muito procurada, mas nem sempre os utilizadores se preocupam com a fonte do ficheiro de instalação e acabam por usar a versão que traz malware e instala programas sem autorização.

Em destaque

Subir