Nas Notícias

Universidade de Coimbra: Combate ao desperdício nas cantinas reconhecido

O Selo de Reconhecimento  ‘PRATØ – Boas Práticas de Prevenção do Desperdício Alimentar’ acaba de ser atribuído aos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), na categoria ‘Receita das Sobras’.

Os SASUC apresentaram a concurso o ‘Xiribitatatatá’, um folhado em forma de cesta, com recheio de ingredientes frescos e de elevada qualidade, decorrentes de sobras e aproveitamentos.

Este aproveitamento de sobras, que pode ser vegetariano, de carne ou de peixe, foi buscar o nome ao grito de exaltação do espírito académico que o associa à Universidade de Coimbra.

O objetivo desta oferta é evitar que os ingredientes destinados à confeção alimentar sejam desperdiçados entre refeições e possam ser confecionados de uma forma alternativa e apelativa, com redução do desperdício alimentar e sensibilização dos membros da comunidade universitária para a prática e adoção de novos comportamentos que tenham em vista o desperdício alimentar zero.

Para Regina Bento, administradora dos SASUC, a diferenciação do ‘Xiribitatatatá’ “assenta no facto de a comunidade UC reconhecer a importância do respeito pelos recursos que a natureza gera e as mãos humanas transformam, o que fez deste produto um sucesso desde o dia do lançamento, no início do passado mês de junho”.

“A sua procura comprova o esforço efetivo da comunidade UC na redução do desperdício alimentar, que se estima em sete toneladas por mês, mas que desde abril deste ano já reduziu uma tonelada por mês”, enfatiza.

Os SASUC vão continuar a desenvolver iniciativas de incentivo à redução do desperdício alimentar, apelando ao consumo adequado às necessidades individuais, monitorizando o desperdício e promovendo medidas de otimização de processos e recursos.

O ‘Xiribitatatatá’ está à venda na sala A das Cantinas Centrais ao preço unitário de 2,40 euros, o equivalente ao preço de uma refeição social para estudante.

Em destaque

Subir