Tecnologia

Um banco no Japão vai ter robôs no atendimento

nao Os NAO são os novos funcionários do Mitsubishi UFJ. Este banco japonês aposta nos robôs para atender os clientes. O andróide, capaz de falar 19 idiomas, consegue reconhecer a expressão facial e o comportamento das pessoas.

O banco Mitsubishi UFJ vai passar a ter, na próxima primavera, funcionários humanos e… robotizados. O grupo japonês anunciou a contratação do NAO, um dos mais modernos e funcionais androides.

A aposta até pode sair barata: cada um destes robôs, fabricados pela francesa Aldebaran Robotics, tem um custo aproximado de 8000 dólares, cerca de 6837 euros.

Segundo o grupo nipónico, o objetivo é outro: “Incorporando uma ferramenta como esta, podemos impulsionar a comunicação com os nossos clientes”.

Uma “comunicação” que o NAO, um androide com 58 centímetros de altura, consegue efetuar em 19 idiomas.

O robô tem ainda a capacidade de conseguir analisar a expressão facial e o comportamento dos clientes com os quais interage.

As primeiras experiências vão ter lugar nas agências da capital, Tóquio. O Mitsubishi UFJ ainda não revelou quantos NAO vai contratar nesta primeira fase.

O uso de robôs não é uma novidade, muito menos no Japão. Um outro banco, o SoftBank, tem um outro androide, o Pepper, a atender clientes desde junho do ano passado.

Em destaque

Subir