Cultura

Último filme de Manoel de Oliveira estreia hoje no Rivoli

manoel oliveira 1‘O Velho do Restelo’ – derradeira curta-metragem do realizador Manoel de Oliveira – estreia hoje no Teatro Municipal Rivoli, no dia do 106.º aniversário do cineasta. O evento insere-se no Festival ‘Porto/Post/doc’, que está a decorrer na Invicta até ao dia 13. É a 33.º curta-metragem de Manoel de Oliveira, que surge 74 anos depois da primeira, a histórica ‘Aniki-Bobó’, realizada em 1942.

O Festival ‘Porto/Post/doc’ e a Câmara Municipal do Porto, que apoia o evento, prestam assim homenagem ao mestre do cinema, exibindo, às 21h00 desta quinta-feira, pela primeira vez, ‘O Velho do Restelo’, rodado recentemente no Porto.

O ‘Porto/Post/Doc’ é um festival de documentários e cinema do real e tem registado uma afluência acima do esperado pela Associação Porto/Post/Doc, que o organiza.

Além do organizador Dario Oliveira, assiste à exibição o vereador do Pelouro da Cultura, Paulo Cunha e Silva.

Manoel de Oliveira, o mais antigo realizador em atividade, conta 106 anos de idade. Há um ano, no Porto, deu início às gravações de ‘O Velho do Restelo’, a 33.º curta-metragem da sua carreira.

Além de realizador, Manoel de Oliveira assina o argumento da curta-metragem, a 33.ª, que surge 74 anos depois da primeira, a histórica ‘Aniki-Bobó’, realizada em 1942.

Em destaque

Subir