Mundo

Twitter: Polícia faz charme, mas Nova Iorque responde com humor

policia faz charme 210policia faz charmeA polícia de Nova Iorque apostou no Twitter para fazer uma campanha de charme. Só que a aproximação aos cidadãos teve um efeito oposto ao desejado: a conta da polícia foi inundada com milhares de fotos alusivas a violência policial. Nenhuma foi compartilhada…

A polícia de Nova Iorque (NYPD) quis mostrar como os agente estão próximos da população, mas esta respondeu, com ironia, que talvez estejam ‘perto demais’…

No Twitter, a força de segurança criou uma hashtag, #myNYPD, para que os cidadãos da metrópole norte-americana pudessem demonstrar a proximidade dos agentes.

Nas primeiras horas, a operação de charme funcionou e a conta @NYPDnews foi mostrando imagens de populares a partilharem momentos quotidianos com agentes, em ambientes amigáveis e informais.

“A polícia de Nova Iorque está criando novos caminhos para comunicar com a comunidade. O Twitter oferece um fórum aberto para que haja troca sem censura e diálogo na cidade”, justificou, num tuíte, a força de segurança.

O problema surgiu quando o tópico ‘despertou’ e foi parar à lista de assuntos do momento: o Twitter da NYPD foi inundado com milhares de fotos, segundo a agência Efe, pouco amigáveis…

A tão desejada proximidade era, nessas fotos, demasiado próxima: as imagens refletiam episódios de violência policial que, no passado, ocorreram em Nova Iorque, tendo por vítimas cidadãos.

Nas fotos aparecem agentes prestes a usar o cassetete, a empurrar ou a chutar pessoas e até a puxar cabelos. Num das imagens mais marcantes, um idoso (citado como tendo 84 anos) aparece visivelmente ensanguentado.

“Frequentemente nós temos de cumprir atividades que, embora legais, têm um aspeto horrível” admitiu Bill Bratton, , o chefe da polícia de Nova Iorque.

Nenhuma das fotos alusivas à violência policial foi partilhada na conta da NYPD.

Em destaque

Subir