Justin Bieber, cantor canadiano, tem 37 milhões de fãs que o seguem no Twitter e é considerado um fenómeno no microblog. No entanto, um estudo assegura que cerca de 50 por cento das contas são falsos perfis. Bieber não terá mais de 17,8 milhões de fãs reais no Twitter, o que coloca Lady Gaga no topo. A cantora também tem milhões de falsos seguidores.
Um estudo realizado pela empresa Socialbakers, que analisa as redes sociais, revela que cerca de metade dos seguidores de Justin Bieber no Twitter não existem. São contas falsas, de utilizadores que nunca colocaram qualquer post na rede de microblogging, nem têm um único seguidor.
Esta análise provoca um rombo na conta de Justin Bieber, que não deve ter mais do que 17,8 milhões de seguidores reais. O cantor canadiano é visto como um dos grandes fenómenos do Twitter, contando com 37 milhões de fãs que o seguem.
Socialbakers fez um estudo e detetou milhões de contas associadas a Bieber que não são reais: apenas 55 por cento dos seus seguidores apresentam as características de uma conta não fraudulenta.
Esta avaliação da Socialbakers leva a que Justin Bieber perca o título de ‘rei do Twitter’. A pessoa com mais seguidores no Twitter volta a ser a cantora Lady Gaga, com 19 milhões de seguidores verdadeiros, em vez dos 35,9 milhões ‘oficiais’.
Uma esmagadora maioria destes falsos perfis de Gaga e Bieber são contas sem atividade, que têm como objetivo criar negócios paralelos. As contas falsas que têm atividade publicam posts com expressões como “trabalhe em casa”, “dieta” ou ganhe dinheiro”. É um padrão que denuncia a veracidade da conta.