Nas Notícias

Três mulheres retiraram implantes mamários neste ano

implantes_pipSó este ano já houve três mulheres a retirar os implantes mamários em Portugal. O número foi confirmado pelo Infarmed, que juntou estes três casos de 2012 aos três confirmados desde 2004. A única semelhança é a marca das próteses, a PIP.

O Infarmed, a entidade reguladora do setor dos medicamentos, registou só este ano três incidentes com próteses da marca Poly Implant Prothèse (PIP). Ao todo, foram seis os casos já ocorridos em Portugal, envolvendo no total nove implantes mamários.

A informação prestada pelo Infarmed discrimina os incidentes e as respetivas explantações – nome correto da remoção das próteses mamárias – em quatro anos concretos: um em 2004, outro em 2004, quatro no ano passado e três em 2012. Em todos, os implantes defeituosos eram da marca PIP.

Estudos recentes demonstraram que as próteses da PIP têm, na composição, elementos químicos prejudiciais à saúde humana, como aditivos utilizados em combustíveis e na indústria da borracha. Segundo uma rádio italiana, as substâncias Basylone, Silopren e Rhodorsil têm sido utilizadas sem a existência de qualquer ensaio clínico que comprove a aptidão das mesmas para implantação no organismo.

O organismo tutelado pelo Ministério da Saúde acrescenta que continua “a seguir os casos reportados e os procedimentos adotados a nível nacional e internacional”.

As explantações podem ser feitas através do Serviço Nacional de Saúde (SNS) mediante o cumprimento de duas premissas: no caso de terem sido colocados através do SNS e apenas quando o motivo seja a ablação da mama por doença. Os tratamentos de cariz estético não são contemplados.

Em França, onde o caso foi espoletado e ganhou expressão mundial, o Governo aconselhou 30 mil mulheres a removerem as próteses PIP “a título gratuito”, embora “sem caráter de urgência”. Foi neste país que sucedeu a única morte de uma mulher associada aos implantes mamários desta marca.

O fundador da marca (cuja fábrica se encontra agora falida), Jean-Claude Mas, está a ser acusado de “ofensas corporais involuntárias”, encontrando-se em liberdade após ter pago uma caução de 100 mil euros. Jean-Claude Mas admitiu saber que “o gel não estava homologado” e mostrou-se “consciente” da opção por um “gel menos dispendioso mas de qualidade”.

Segundo as estimativas, em Portugal há cerca de 2000 mulheres com próteses mamárias. Em jeito de comparação, estimam-se que em Inglaterra sejam 40 mil e no Brasil rondem as 25 mil. Em todo o mundo, calcula-se que cerca de 500 mil mulheres tenham colocado próteses.

Em destaque

Subir