Nas Notícias

Transferência concluída: Duarte Lima deixa a Judiciária e fica em casa a aguardar julgamento

duarte_limaA transferência de Duarte Lima foi realizada ao final da manhã, com o antigo deputado do PSD a deixar as instalações da Polícia Judiciária, onde há seis meses se encontrava de forma preventiva, para regressar a casa com pulseira eletrónica, em regime de prisão domiciliária.

O antigo deputado Duarte Lima pôde ver, nos noticiários televisivos das 13h00, a notícia da sua própria transferência comodamente sentado no sofá de casa. Suspeito da prática dos crimes de burla qualificada, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, no âmbito dum processo de compra de terrenos em Oeiras com dinheiro do Banco Português de Negócios (BPN), Lima encontrava-se em prisão preventiva desde novembro de 2011, tendo obtido autorização para transitar para o regime de prisão domiciliária.

Foi o procurador titular do processo, Rosário Teixeira, quem solicitou a alteração da medida de coação, pedido aceite pelo juiz de Instrução Criminal Carlos Alexandre. O antigo líder da bancada parlamentar do PSD ficou sujeito à prisão preventiva pelo pressuposto de que poderia fugir do país, bastando para tal que conseguisse vender a habitação na Quinta do Lago e algumas das obras de arte que possui.

Duarte Lima, que deixou o estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária às 12h24, continua debaixo da Justiça brasileira, num outro processo é que é acusado de ter morto Rosalina Ribeiro, a companheira do já falecido milionário Tomé Feteira.

Em destaque

Subir