Nas Notícias

Trabalhadores portugueses entre os europeus que menos feriados gozam

bandeira portuguesa Portugal está entre os países europeus com menos feriados públicos, de acordo com um relatório da Mercer. No ranking mundial, ocupa a nona posição, com 10 feriados públicos por ano. Segundo aquela consultora, a Finlândia é o país mais generoso, na Europa. A Índia lidera a classificação, com 18 feriados.

Portugal está na nona posição da lista mundial de feriados, de acordo com a consultora Mercer, que divulgou um estudo nesta quinta-feira, onde se destaca um facto: os trabalhadores portugueses usufruem de metade de feriados que os indianos (líderes nesta classificação).

A Finlândia é o país da Europa mais generoso em relação ao número de feriados, com 15, seguido pela Espanha (14). Os trabalhadores da Hungria, o Reino Unido e Holanda apenas têm direito a oito.

A Áustria tem 12 dias feriados, enquanto a Suécia, Itália, França e Dinamarca concedem 11 feriados aos funcionários. Bélgica, Luxemburgo, Noruega e Portugal têm 10, Alemanha celebra nove feriados (sendo que, dependendo das regiões alemãs, alguns podem gozar até 13).

Os trabalhadores da Índia e da Colômbia são aqueles que usufruem de maior número de feriados no mundo, enquanto os funcionários do México estão no extremo oposto, segundo o ranking da Mercer.

O relatório é usado por diretores de recursos humanos de empresas multinacionais para ajudar a definir as políticas de benefícios dos empregados nos países em que operam.

O documento fornece uma visão geral das práticas, normas legais e condições de emprego nas 64 principais economias mundiais.

Em destaque

Subir