Nas Notícias

Touro Marreta desapareceu e as pessoas que o salvaram exigem o dinheiro doado

marreta touromarreta touro enganadoO alvo é o movimento que evitou a morte do touro Marreta, que fugira do matadouro. O animal deu origem a uma campanha, que tinha como fim evitar a sentença de morte. Mas o touro está em parte incerta, pelo que os ativistas que deram dinheiro para salvá-lo querem saber onde anda o Marreta e exigem também a devolução da verba doada. Há uma página criada no Facebook – ‘Marreta, o Boi Enganado’ – e, segundo o Público, o caso pode terminar nos tribunais.

“Esta ação pretende a devolução do dinheiro entregue ao movimento Touros em Fuga, para o salvamento do Marreta do matadouro; ou seja, da morte”, apresenta-se o grupo de ativistas, na página que foi criada no Facebook, chamada ‘Marreta, o Boi Enganado’.

Nesse espaço, o movimento revela que “pretende a devolução do dinheiro ofertado” salvar o Marreta. O grupo revela que não tem a garantia de que o animal foi morto.

“Não, não temos! Mas foi para isso que nos pediram dinheiro e nós, sensibilizados, demos. Falhou o foco, restituam o dinheiro!”, referem ainda os autores da página do Facebook.

Recorde-se que o toiro fugiu de um matadouro, no passado mês de julho, sendo salvo por uma campanha, que procurou donativos, dinheiro que seria utilizado para garantir a alimentação do animal até ao fim da sua vida. Essa ação levou a que o Marreta passasse a viver numa quinta da SOS Equinos, em Oliveira do Bairro.

Certo é que o touro está desaparecido, neste momento, e surgem boatos sobre o seu paradeiro. Há pessoas que afirmam que o viram junto à estrada, mas os ativistas acham que foram enganados nesta campanha, considerando que não terá cumprido os seus verdadeiros fins.

“Não basta ganhar notoriedade à custa de inocentes, é preciso levar as coisas até ao fim. Queremos ver o Marreta vivo! Onde está?”, perguntam as pessoas que colaboraram na campanha e que receiam que o destino do animal tenha sido mesmo o matadouro.

“Esta página não pretende fazer juízos de valor, apenas constata que o dinheiro oferecido não obteve o propósito para o qual foi entregue e, nesse sentido, pretende a sua restituição”, referem, por outro lado, os autores do movimento, que pedem o apoio das “pessoas que se identifiquem com este raciocínio”.

O fim supremo é proceder “formalmente ao pedido da devolução dos valores aos responsáveis dos movimentos Touros em Fuga e SOS. Equinos”. De acordo com o jornal Público, o caso pode acabar em Tribunal.

Por outro lado, os autores da página Touros em Fuga, responsáveis pela angariação de fundos, dizem à TSF que esta polémica “não tem razão de ser”, uma vez que o objetivo da campanha “foi cumprido”: o Marreta foi salvo do matadouro. O problema, agora, é que ninguém sabe onde para o toiro.

Em destaque

Subir