Nas Notícias

Todos os dias, cinco crianças são vítimas de crimes sexuais, segundo dados da Judiciária

policia judiciaria2policia judiciaria 510Os números dos abusos sexuais de menores foram divulgados pelo Jornal de Notícias, que cita dados da Polícia Judiciária, relativos a 2012. As autoridades abriram 1800 inquéritos relativos a abusos de crianças, sendo que desde 2005 foram presos 1121 agressores, na maioria dos casos conhecidos das vítimas.

Há em Portugal uma média de cinco abusos de crianças por dia, cuja denúncia chega às autoridades. Os dados, divulgados nesta segunda-feira pelo JN, reportam a 2012 e revelam também que, na maioria dos casos, o agressor é membro da família ou conhecido do menor que é violado.

São estatísticas oficiais da Unidade de Informação de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ). Foram presos, desde 2005, pela PJ, mais de 1100 agressores sexuais de menores, de acordo com o mesmo jornal.

O agressor tipo é um homem com idade entre os 31 e 40 anos: quase 95 por cento dos abusos. No caso de violações de menores, 98 por cento. No caso de atos sexuais que envolvem adolescentes, 95,8 por cento. Nos dois casos o agressor tem entre 21 e 30 anos de idade.

Já nos abusos de crianças, 66 por cento dos casos são crimes praticados por familiares (44) ou conhecidos (22 por cento). Nas violações, há mais casos de familiares ou conhecidos do que de desconhecidos, o que acaba por ser surpreendente.

Estes dados foram tornados públicos durante um seminário realizado pela Escola da PJ, que debateu a criminalidade sexual, contando com a presença de diversos especialistas, desde académicos a investigadores, passando por magistrados e representantes de associações.

Não se regista um aumento de crimes deste tipo, mas também não há uma quebra, ainda que exista mais atenção por parte das autoridades no combate à criminalidade sexual e na prestação de cuidados de apoio às vítimas destes crimes.

Em destaque

Subir