Cultura

TNSJ acolhe lançamento de dois Livrinhos de Teatro

‘Filoctetes e Outras Peças’ e ‘Quarteto e Outras Peças’, de Heiner Müller, são as duas obras apresentadas pelos Artistas Unidos e pela Cotovia

O Teatro Nacional São João associa-se uma vez mais ao lançamento de dois exemplares dos Livrinhos de Teatro, projeto promovido pelos Artistas Unidos e pela editora Cotovia.

A apresentação, de entrada gratuita, conta com a presença de Jorge Silva Melo e decorre no dia 11 de janeiro, às 18h30, no Centro de Documentação do TNSJ, localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

‘Filoctetes e Outras Peças’ e ‘Quarteto e Outras Peças’ são as duas novas obras que exploram o universo de Heiner Müller, autor que estará em destaque na programação do primeiro trimestre do ano do TNSJ com a peça Quarteto, sob direção de Carlos Pimenta, que se estreia a dia 21 de janeiro, no Teatro Carlos Alberto.

Os livros reúnem, para além das peças citadas nos títulos, A Batalha, Margem Abandonada Medeia Material Paisagem com Argonautas e Descrição de um Quadro, bem como os poemas Ájax por Exemplo, O Bloco de Mommsen e A Morte de Séneca.

A sessão conta, aliás, com a leitura por parte de Jorge Silva Melo de Ájax por Exemplo, longo e sinuoso monólogo de um escritor num quarto de hotel em Berlim, “pensando na possibilidade / de escrever uma tragédia”, que se estreou no Teatro da Politécnica em 2015.

O TNSJ tem vindo a acompanhar de perto o projeto editorial dos Artistas Unidos. Em fevereiro de 2015, foi lançado, no Mosteiro de São Bento da Vitória, um Livrinho de Teatro dedicado a David Greig com três peças deste autor: Os Acontecimentos, Frágil e Dolgety.

Na ocasião, decorreu um ensaio aberto de Frágil, espetáculo que se estreou posteriormente no Teatro da Politécnica e que valeu, recentemente, a Pedro Carraca o reconhecimento como um dos melhores atores de 2015 para a revista Time Out.

Em destaque

Subir