Mundo

Time coloca 35 mulheres entre os 100 mais poderosos do ano

barack-obamaA lista de 100 personalidades mais influentes da revista Time conta com 35 mulheres, entre as quais Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa alvo de um atentado. Artistas, líderes, ícones mundiais, pioneiros e alguns titãs fazem parte desta elite, que tem até um chef de cozinha e uma esquiadora.

Barack Obama e o Papa Francisco são alguns dos nomes mais óbvios da lista elaborada pela revista Time, que elege as 100 personalidades mais influentes de 2013. Michelle Obama e o Presidente dos EUA integram a lista pelo oitavo ano consecutivo. E o Papa Francisco é presença obrigatória.

Outro nome muito relevante, numa elite que conta com 35 mulheres, é o da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que travou uma luta pela defesa dos direitos da mulher, no Paquistão, o que a obrigou a travar outra luta: pela vida. A ‘ousadia’ de Malala quase lhe custou a vida, sendo que a adolescente foi vítima de um atentado.

Malala sobreviveu e, em 2013, regressou à escola. A Time coloca a menor neste grupo restrito de personalidades com grande influência do mundo. Recorde-se que Malala esteve prestes a conquistar o Prémio Nobel da Paz.

Mas a lista de personalidades da Time conta também com outras personalidades, de outras aras. Desde logo um chef de cozinha, Alex Atala. No mundo da música, Jay Z, Beyoncé e Christina Aguillera também marcam presença entre as 100 personalidades da revista norte-americana.

Kate Middleton também é vista como uma das mais influentes, em virtude da sua popularidade. No top-100 dos mais poderosos está ainda a CEO do Yahoo!, Marissa Miller. Há ainda lugar para um nome desconhecido em Portugal, porque se trata de uma esquiadora norte-americana: Lindsey Vonn.

Na área da política, além de Obama e Michelle, há um casal que integra a lista da Time: o presidente e a primeira-dama chineses, Xi Jinping e Peng Liyuan.

Em destaque

Subir