Nas Notícias

Teste que avalia riscos de Alzheimer aplicado por equipa da Universidade de Coimbra

alzheimer2estudo alzheimerUma equipa da Universidade de Coimbra (UC) aplicou em Portugal um teste de memória, que torna possível avaliar os riscos de padecer de doença de Alzheimer. O exame de memória, criado nos EUA por um especialista norte-americano, foi adaptado e aplicado por investigadores da Faculdades de Psicologia, de Medicina e de Letras daquela universidade.

Foi aplicado pela primeira vez em Portugal um teste que torna possível saber quais os riscos de qualquer pessoa poder padecer de doença de Alzheimer. Uma equipa multidisciplinar da UC realizou este exame deste memória, que tem origem nos EUA.

Chama-se ‘Teste de Recordação Seletiva Livre e Guiada’, foi criado por Buschke em 1980, mas agora está adaptado à população portuguesa, graças a este trabalho de investigadores das Faculdades de Psicologia, de Medicina e de Letras da UC.

O objetivo deste exame – que resulta de uma investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – é antecipar as probabilidades de uma pessoa sofrer da doença de Alzheimer e, ao mesmo tempo, diferenciar os tipos de doentes com Défice Cognitivo Ligeiro que apresentem maiores riscos

Os investigadores da Universidade de Coimbra também fizeram uma correlação entre a informação que esse teste forneceu e o marcador genético associado à doença de Alzheimer (alelo APOE 4), dada a complexidade da doença de Alzheimer.

“[O teste] mostra ser um instrumento útil no diagnóstico precoce desta demência”, realça Raquel Lemos, autora de um artigo publicado no Journal of Neuropsychology, citada pelo Diário de Notícias.

O objetivo deste exame é tornar possível aos médicos aplicar medidas de profilaxia, numa altura em que os efeitos de Alzheimer ainda não são sentidos pelo doente.

Em destaque

Subir