Tecnologia

Terra rouba o Sol a Marte: Não perca o alinhamento cósmico de hoje

alinhamento 210alinhamentoA Terra vai roubar o Sol a Marte. O ‘planeta vermelho’ está a aproximar-se do ‘planeta azul’ e ambos vão estar, hoje, perfeitamente alinhados com o Sol. Este alinhamento invulgar entre a estrela e os dois planetas serve para abrir o apetite para o eclipse lunar de 14 de abril.

Marte está a aproximar-se da Terra, mas não é motivo para se assustar: no dia 14 de abril, quando a distância for a menor de sempre, restarão 92 milhões de quilómetros a separar os dois planetas.

Esta aproximação vai proporcionar, durante o dia de hoje, um alinhamento cósmico invulgar: um eclipse terrestre em Marte.

Se traçar uma linha reta entre o Sol e o ‘planeta vermelho’, a Terra irá estar, hoje, em cima dessa linha.

Os astrónomos chamam a este alinhamento de “oposição”, uma vez que o Sol e Marte estarão em extremos opostos face ao nosso planeta.

Este alinhamento invulgar só é possível porque os dois planetas, que orbitam a mesma estrela mas a velocidades diferentes, acabam por se aproximar a cada 26 meses.

Isto também significa que, de dois em dois anos, o ‘planeta vermelho’ cresce no campo visual do ‘planeta azul’, para benefício de quem olha para o espaço com um telescópio.

Esta aproximação de Marte vai coincidir com um eclipse lunar. No dia 14 de abril, quando o ‘planeta vermelho’ estiver o mais próximo de sempre – a 92 milhões de quilómetros – do ‘planeta azul’, a Lua ficará totalmente tapada pela passagem da Terra.

Em destaque

Subir