Motores

‘Tempestade’ lusa no ‘Europeu’ de Aquabike em Entre-os-Rios

Gonçalo Rodrigues e Christophe Agostinho brilharam ao mais alto nível no segundo dia de competição do Campeonato da Europa de Aquabike em Entre-os-Rios.

Os dois portugueses ficaram bem perto da vitória final nos seus duelos, com o açoriano Gonçalo Rodrigues a triunfar nas duas corridas que disputou e Christophe Agostinho a levar a melhor no segundo confronto da categoria rainha.

Rodrigues foi imparável em Ski GP3. Mais rápido nos treinos de sexta-feira não deu hipóteses aos adversários este sábado, enquanto Agostinho começou a defender o seu duplo título em Runabout GP1 da melhor forma.

Embora tenha tido problemas mecânicos nos treinos, Christophe ‘arragaçou as mangas’ e foi segundo na corrida 1, atrás do sueco Samuel Johnasson, para na corrida 2 dar um recital que o levou a uma justa vitória e o colocou na liderança da classificação. Daí que o triunfo final seja o seu objetivo para domingo.

Nos Runabout GP2, dois pilotos vão enfrentar a corrida decisiva de amanhã, empatados no comando. Edvin Samuelsson reclamou a vitória na Corrida 1, suplantando o polaco Konrad Wrobel, viu este devolver-lhe a façanha na Corrida 2, relegando o sueco para o segundo posto. Estão ambos no comando com 47 pontos e já destacados dos demais.

Nos Runabout GP4 as vitórias também foram repartidas. O espanhol Pedro Palau foi o mais forte na corrida inicial, cabendo ao estoniano Mattias Siimann almejar a vitória no segundo duelo, à tarde. Estão empatados, liderando, com 45 pontos.

O alemão Robert Wallenbosentre dominou para já os Runabout Veterans. Venceu destacado as duas corridas e soma 50 pontos. Keri Attila, da Hungria e o sérvio Reiner Eidner repartem o segundo posto, a 8 pontos do líder. Nos jetski, o austríaco que corre pelo Team Victory, do Dubai, simplesmente foi demasiado forte e venceu sem qualquer oposição as duas corridas realizadas.

A sueca Emma-Nellie Ortendhal impôs-se nas duas mangas da categoria Ski Ladies GP1. Nesta categoria, as cores de Portugal são defendidas por Joana Graça, que foi oitava na corrida 2, depois de ter sido 10ª colocada na corrida de arranque.

Nos Ski GP2, quatro pilotos vão arrancar amanhã na Corrida 3, separados por 4 pontos na classificação.Mercê de dois 2ºs lugares, o italiano Andrea Guyidi encara o “tira-teimas” final no comando, com 44 pontos. Um ponto atrás, está Slaven Ivancic, da Croácia, vencedor da Corrida 2, aparecendo com 40 pontos o português Rui Sousa, terceiro em ambos os embates e Jasmin Ypraus, da Estónia, que após vencer a Corrida 1, foi apenas 6º na Corrida 2.

Nos Ski Junior 3.2, o estoniano Ander-Hubert lauri está a dominar. Venceu as duas corridas mas tem logo atrás de si o jovem português Manuel Leite, segundo em ambos os confrontos e à espreita de um deslize do líder.

Entre os Ski Junior 3.3, o finlâncês Severi Salonen está no comando, mercê da vitória na Corrida 1, a que adicionou um segundo lugar na Corrida 2.

Nos Ski Veterans, domínio do lituano Janis Uzars que terminou as duas corridas na frente, com uma distância de “calendário” para a concorrência em prova.

Finalmente, na disciplina de Freestyle, o atual campeão europeu Roberto Mariani, foi o mais pontuado nas duas mangas de exibição, e comanda destacado. O português Paulo Nunes, atual vice-campeão europeu e do mundo, está a realizar uma excelente prova, apesar de lesionado, sendo quarto classificado.

Em destaque

Subir