Nas Notícias

Temperaturas mínimas caem até 6 graus e deixam Portugal ainda mais frio

frio 210 Vem aí uma massa de ar frio polar, avisa o IPMA. Entre hoje e amanhã, as temperaturas mínimas vão cair entre os dois e os seis graus Celsius. O INEM deixa recomendações para evitar “riscos sérios ou letais para a saúde”.

Uma massa de ar frio saiu do polo norte para ‘visitar’ Portugal. Até sábado, as temperaturas vão descer, com as mínimas a caírem entre os dois e os seis graus Celsius, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O IPMA prevê para hoje e amanhã uma descida da temperatura mínima que pode chegar aos seis graus, dependendo da região do país. Nas regiões do interior norte e centro podem ser mais baixas”, resumiu o meteorologista Bruno Café, citado pela Lusa.

Apesar do agravamento do frio ser provocado pela chegada de uma massa polar, o meteorologista salientou que “as temperaturas são normais para esta altura do ano”.

As temperaturas máximas “não vão sofrer grandes alterações, rondando na generalidade do território do continente 12 a 15 graus, podendo ser um bocadinho mais baixas nas regiões do interior norte e centro”, acrescentou Bruno Café.

A previsão do IPMA refere para hoje refere, no continente, períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao início da tarde e vento em geral fraco o quadrante norte, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso.

“Estão também previstas neblinas ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, formação de geada, em especial no interior norte e centro”, reforçou Bruno Café: “No sábado, já estamos a prever céu limpo, com menos nebulosidade, vento fraco a moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do litoral centro e sul”.

O domingo trará ligeiras melhorias, segundo a previsão do IPMA, com céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado no litoral oeste durante a tarde e moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada, em especial nas regiões do interior.

As recomendações do INEM

O frio, principalmente quando existe uma exposição prolongada às baixas temperaturas, pode causar “riscos sérios ou letais para a saúde”, alerta o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Num comunicado ontem emitido, o INEM recomenda uma especial atenção para com os grupos particularmente vulneráveis (crianças, idosos e doentes), mas também com os aquecimentos: as lareiras aumentam o risco de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono.

Durante os períodos de frio mais intenso, as pessoas devem cobrir a cabeça (a parte do corpo por onde se perde mais calor) e proteger as mãos e consumir bebidas e refeições quentes.

Em destaque

Subir