Tecnologia

Smartphones: Novo vidro da Corning vai resistir a quedas de 1,6 metros

Foto: Reprodução / YouTube

Foto: Reprodução / YouTube

Um dos grandes problemas nos smartphones é a extrema fragilidade dos ecrãs. É, aliás, os ecrãs quebrados que levam mais utilizadores a procurar a assistência técnica das várias marcas. E o grande problema disso é que um novo display pode custar tanto como o equipamento.

A Corning – empresa que desenvolve os famosos vidros de proteção Gorilla Glass – tem-se esforçado por oferecer aos vários fabricantes de ecrãs um vidro protetor cada vez mais resistente. No entanto, essa resistência que os ecrãs oferecem atualmente não é a suficiente para resistir a quedas.

A pensar nisso, a Corning está a preparar o Gorilla Glass 5 para resistir a quedas de 1,6 metros de altura. Parece pouco, é certo, mas a verdade é que a maioria das quedas que quebram os ecrãs acontecem de alturas bem menores.

Em declarações ao TechCrunch, o responsável da Corning pelo desenvolvimento do novo Gorilla Glass, Jim Steiner, afirma que o Gorilla Glass 5 será muito mais resistente que a versão 4, podendo mesmo resistir a quedas.

No entanto, convém salientar que estes testes são padronizados, feitos em laboratório por máquinas. Quebrar um ecrã numa queda tem muitas variantes, como o tipo de calçada onde o mesmo cai, a forma como cai e o seu ângulo.

Por exemplo: uma queda em azulejo liso de 1 metro de altura pode não ter qualquer arranhão. Já uma queda de apenas 30 centímetros, em calçada de pedra antiderrapante, pode significar um ecrã todo estilhaçado, portanto…

Se os ecrãs da Corning já eram resistentes (e muito) a riscos, agora chegou a vez de os mesmos suportarem as quedas básicas dos smartphones. Este ecrã poderá chegar, na pior das hipóteses, no próximo ano, com o Galaxy S8. Veja um vídeo de demonstração do Gorilla Glass 5.

Em destaque

Subir