Myshkin Ingawale quer ajudar sobretudo no diagnóstico rápido de problemas em órgãos com o fígado ou os rins. Aplicação deverá estar disponível no final do mês de março.
Chama-se uCheck e é uma app para a área da saúde. A aplicação foi desenvolvida por Myshkin Ingawale, de 29 anos, que a apresentou esta semana numa conferência TED em Los Angeles, Estados Unidos.
A uCheck funciona em duas partes. Inicialmente o utilizador terá de mergulhar uma tira na sua urina e colocá-la num pequeno tapete especial. Depois, com o seu telemóvel, tira uma fotografia a essa mesma tira. Consoante a reação química, que dá uma cor, o smartphone consegue detetar eventuais problemas de saúde em órgãos como o fígado ou os rins.
A aplicação fornece ainda níveis de leucócitos, glicose ou proteínas presentes no organismo.
Para Myshkin, esta invenção serve especialmente para diagnóstico: “Os tratamentos dos médicos não mudam. A deteção de problemas é que se torna mais fácil”, afirma.
A uCheck vai ser lançada em finais de março e estará disponível para smartphones iOS (iPhone) e Android. Na App Store será vendida a 15 euros (app + tiras). Quanto à versão Android, o preço ainda não é conhecido.
Veja de seguida um vídeo sobre o funcionamento da aplicação uCheck: