Mundo

Sete mortos num incêndio em estabelecimento prisional de Porto Velho

incendio prisaoSete reclusos mortos e dois feridos é o balanço de um incêndio que ocorreu numa prisão de Porto Velho, no Brasil, neste domingo. Os dois presos feridos não correm risco de vida, de acordo com informações veiculadas pelos bombeiros.

Um incêndio de grandes proporções num estabelecimento prisional brasileiro, em Porto Velho, no estado da Rondónia, provocou sete mortos e um número indeterminado de feridos, dois dos quais em estado grave, ainda que não enfrentem perigo de vida, segundo os bombeiros.

As chamas irromperam durante o horário de visita, neste domingo, numa altura em que alguns dos 120 reclusos que cumprem pena estavam a receber diversos familiares, sendo que as causas do fogo estão por determinar.

Os sete mortos e dois feridos foram encontrados numa das casas de banho desta prisão do Brasil. Terão tentado defender-se das chamas naquele local, segundo a imprensa brasileira, o que acabou por ser fatal. Aquela casa de banho foi a zona do estabelecimento mais afetada pelo incêndio. Os reclusos terão ficado cercados, com a maioria a perder a vida.

De acordo com suspeitas de polícia e dos bombeiros, que estiveram a proceder às primeiras diligências de investigação, ter-se-á tratado de fogo posto, o que é comum em estabelecimentos prisionais, como modo de protesto pela falta de condições.

A Colónia Penal Agrícola de Porto Velho enfrentava um processo de desativação, em virtude, precisamente, da falta de condições. Nesta altura, a prisão tinha apenas 120 reclusos, mas há poucas semanas esse número era bem superior. As investigações estão em curso, para apurar as causas do incêndio.

Em destaque

Subir