Insólito

Sete anos de estado de coma interrompidos com um sonífero

doente internadoSul-africano Ayanda Nqinana estava em coma desde 2005, depois de sofrer um acidente de viação. Foi-lhe dado um sonífero e o homem, de Joanesburgo, recuperou os sentidos. Não é um milagre, mas um caso raro em que este tipo de medicamento (com efeitos contrários nos casos de lesões cerebrais) produz o efeito desejado.

De acordo com o Huffington Post, foi ministrado um medicamento para dormir num homem em coma, que lhe permitiu recuperar os sentidos. Ayanda Nqinana estava neste estado desde agosto de 2005, quando um acidente de viação o deixou com diversas fraturas – na bacia e nas pernas – e com graves lesões cerebrais.

Desde então, este sul-africano estava em estado de coma, no East London Newhaven Hospital, há sete anos. Até que a mulher lhe ministra um sonífero, que em casos de pessoas com lesões cerebrais produz o efeito contrário.

Ao longo destes sete anos, a mulher de Ayanda Nqinana acompanhou o marido quase todos os dias, na esperança de que este recuperasse do estado de coma. E foi a mulher que deu a tomar o comprimido StilNox, que de acordo com aquele jornal é um medicamento que apresenta efeitos positivos em casos de coma.

De modo gradual, Ayanda Nqinana, depois de recuperar os sentidos, foi normalizando as funções motoras. Permanece sob vigilância médica, mas com um prognóstico muito animador. Os mesmos médicos já tinham preparado a mulher de Nqinana para o pior.

Em destaque

Subir