Motociclismo

Serenata à chuva de Kristof Kouble em Góis

Kristof Kouble foi o vencedor do primeiro de dois dias da prova portuguesa do Campeonato da Europa de Enduro que se está a disputar em Góis.

Aos comandos de uma KTM o piloto checo não se perturbou com a chuva que caiu intensamente na Beira interior e foi o mais rápido no percurso do evento organizado pelo Góis Moto Clube junto ao rio Ceira, cumprindo-o em 58m14,6s.

Simultaneamente Kristof Kouble foi o primeiro da classe Júnior, ganhando ascendente nas especiais ‘Cross-Test’ na Carvalhinha e ‘Enduro-Test’ na Quinta da Capela, em Celavisa, terminando o dia com uma vantagem de 22,8s sobre o segundo classificado, o finlandês Eemil Phjola, que aos comandos de uma TM foi também o líder da classe 250 4 Tempos. A terceira posição pertenceu ao sueco Albin Elowon, em Husqvarna, que terminou o dia a 48,4s de Kouble.

Na prova Júnior Sub21, o sueco Max Ahlin, em Sherco, foi o mais rápido, com o tempo de 59m17,3s, batendo relegando para a segunda posição o seu compatriota Albin Norrbin, em Husqvarna. O terceiro posto foi para finlandês Peetu Juupaluoma, também em Husqvarna. Nesta categoria Tomás Clemente, em KTM fechou o primeiro dia na sétima posição.

Já na classe Júnior 1, o mais rápido foi finlandês Roni Kytonen, numa Husqvarna, com o tempo 59m23,2s, na frente do sueco John Salomonsson, em moto idêntica, com o compatriota Marcus Gothenberg, aos comandos de um a KTM, a ser terceiro.

Krystof Kouble, que conduziu a KTM ao topo da classificação geral, também levou de vencida com a moto da marca austríaca a classe Júnior 2/3, distanciando-se consideravelmente do sueco Oskar Ljungstrom (Husqvarna) e do britânico Jed Etcheles (Sherco).

A classe 250 2T foi ganha pelo italiano Maurizio Micheluz, em Husqvarna, com o tempo final de 1h00m39.7s, num pódio que ficou ocupado pelo checo Adolf Zivny, em moto idêntica, e o polaco Ukasz Kurowski (Yamaha). A vitória na classe Over 250 2T foi para o checo Jiri Hadek (KTM), totalizando 1h01m47s, meno 35,2s que o britânico Luke Parker (Gas Gas), segundo classificado, com o lugar mais baixo do pódio entregue ao estónio Elary Talu (KTM).

Patrick Markvart, aos comandos de uma KTM, logrou o triunfo na classe 250 4T. O piloto da República Checa concluiu o dia com o tempo de 1h01m04s, com o sueco Alex Gunnerheim, em Yamaha, a cerrar fileiras na segunda posição. O letão Edgars Silins, numa Husqvarna, ocupou o degrau mais baixo do pódio. Na classe Over 250 4T, o finlandês Eemil Pohjola conduziu a TM à vitória numa prova em que os suecos Albin Elowson (Husqvarna) e Mikael Persson (KTM), ocuparam os lugares seguintes.

Na classe Sénior, o pódio foi monopolizado pelo forte contingente finlandês. Jannie Mukkala, em KTM, ‘reivindicou’ a vitória, após 1h05m32.3s de prova, com os compatriotas Santeri Enjala (Honda) e Marko Leponiemi (TM) a acompanhá-lo no pódio.

Já na classe destinada às Senhoras, a sueca Hanna Berzelius (Husqvarna) apoderou-se do triunfo, ao concluir a prova com o tempo de 49m12.6s. Na segunda posição ficou a compatriota Martina Reimander (KTM), e na terceira a britânica Rosie Rowett (Husqvarna). Joana Gonçalves, também numa Husqvarna, efectuou uma prova de bom nível, não contando, no entanto, para esta classificação, sendo ‘transferida’ para o Open Nacional onde se perfila a ‘armada” lusitana’. A jovem transmontana de Pedras Salgadas foi cotada como a sexta mais rápida com o tempo de 2h13m19s.

A vitória no Open Nacional foi para Luís Oliveira (KTM), com o tempo de 39m05.5s, seguido de Manuel Teixeira (Beta), a 2m57.67s, e Rodrigo Belchior (KTM), a 4m13.7s, em segundo e terceiro, respectivamente. Na quarta posição terminou Ricardo Wilson (Gas Gas), a 7m04.5s de Luís Oliveira, cabendo a Gil Carmo (Honda), a 8m27.2s, fechar o ‘top five’. Com Joana Gonçalves na sexta posição, a 11m57.7s do vencedor, o piloto Mateus Cepa (Husqvarna) terminou na sétima e última posição, a 21m15.9s.

Em destaque

Subir