Nas Notícias

Seca em Portugal provoca proibição de encher piscinas e impõe limites à rega

Portugal enfrenta a pior seca desde 1995, pelo que algumas regiões do país estão sujeitas a restrições ou mesmo proibições. No Alentejo, as piscinas não podem ser enchidas e as regas estão limitadas.

De acordo com o Diário de Notícias, há 15 localidades alentejanas com estas restrições, aplicadas no imediato, com a finalidade de reduzir o consumo de água.

São elas Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Viana do Alentejo, Almodôvar, Castro Verde, Redondo, Alandroal, Arraiolos, Arronches e Borba.

As autarquias locais e as entidades responsáveis pela gestão ambiental terão a seu cargo a responsabilidade de pôr as medidas em prática.

Essas medidas resultaram, ainda segundo o Diário de Notícias, de uma decisão da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

Portugal está perante a pior seca desde 1995 e há 16 albufeiras com reservas que estão a 40 por cento ou menos da sua capacidade.

Apesar de tudo, o fornecimento de água para consumo doméstico deverá estar assegurado.

“Não vai faltar água nas torneiras. Não há restrições para o consumo humano”, afirma o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, em declarações àquele diário.

Em destaque

Subir