Nas Notícias

Saúde: Quem trabalha à noite tem propensão a desenvolver diabetes e obesidade

dormir_malDormir mal nunca foi bom ‘conselheiro’ e nunca deu bom resultado, mas um estudo, agora revelado, veio reforçar essa evidência e alertar para os riscos. A investigação efetuada refere que quem trabalha por turnos tem mais propensão a desenvolver diabetes e obesidade.

Um estudo desenvolvido por investigadores norte-americanos da Brigham and Women’s Hospital (Estados Unidos) analisou os hábitos de vida de 21 pessoas desde o que comiam e as horas que dormiam.

A conclusão, publicada na revista ‘Science Translational Medicine’, demonstrou que as variações do sono provocam um combate do organismo para conseguir controlar os níveis de açúcar. Aliás, de acordo com esta pesquisa, algumas pessoas desenvolveram sintomas precoces de diabetes em poucas semanas.

Os profissionais que trabalham por turnos estão associados a vários problemas de saúde, mediante a investigação realizada.

Neste estudo, os voluntários tiveram liberdade de horários para dormir. Iniciaram a investigação com dez horas de sono por noite e depois, ao longo de três semanas, começaram a descansar durante cinco ou seis horas, tendo liberdade para dormir em qualquer horário e mais de uma vez por dia. Desta forma, simularam o comportamento de um trabalhador por turnos.

Por fim, os voluntários passaram os últimos nove dias da pesquisa a dormir períodos normais durante a noite.

Nas conclusões, os cientistas observaram que a interrupção prolongada do sono normal e do ritmo biológico afetou a produção de insulina nos voluntários, levando ao aumento de glicose no sangue.

Além disso, os voluntários apresentaram uma queda significativa nas taxas metabólicas, o que possibilitou, de acordo com o estudo, um aumento de peso superior a 4,5 quilos por ano.

Em destaque

Subir