Tecnologia

Samsung acusada de exploração de trabalho infantil na China

samsung 1Empresa sul-coreana já colocou inspetores no terreno, que afirmam não ter encontrado qualquer ‘pista’ sobre a acusação. Samsung afirma que vai aumentar a fiscalização nos seus fornecedores.

Depois da derrota pesada nos tribunais, na famosa guerra das patentes com a Apple, a Samsung está agora envolvida em nova polémica. Uma organização chinesa, não governamental, acusa a empresa de estar a explorar trabalho infantil naquele país asiático.

Em causa estarão, segundo a acusação, situações de funcionários, com menos de 16 anos, que chegam a trabalhar 13 horas por dia, tendo apenas pouco mais de meia hora para descanso. Ainda segundo a China Labor Watch, o vencimento pago a esses jovens é muito inferior ao exigido por lei para um trabalhador normal.

A notícia caiu que nem uma bomba. A empresa tenta agora inspecionar o caso.

Esta semana, a companhia sul-coreana confirma que enviou uma equipa de inspeção aos fabricantes referidos, não tendo encontrado qualquer suspeita de tal estar a acontecer. Contudo, a empresa refere que irá aumentar a vigilância nas fábricas que lhe fornecem componentes.

A companhia onde alegadamente trabalhavam os menores é responsável pelo fornecimento de aparelhos de DVD e telemóveis à Samsung.

Na verdade, casos destes já não são novidades no mundo da tecnologia. Em março deste ano, e depois de uma equipa de jornalistas da ABC ter entrado secretamente no interior de uma das fabricantes da Apple, a Foxconn, a companhia agora liderada por Tim Cook ficou debaixo de fogo, também por alegadamente não controlar as condições de trabalho dos funcionários dos seus fornecedores (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir