Tecnologia

Rússia separa 40 mil milhões de euros para relançar o Espaço como prioridade

vladimir putinA Rússia tem quase 40 mil milhões de euros para investir, até 2020, nos programas espaciais. Foi o próprio Presidente, Vladimir Putin, quem explicou que os 1,6 biliões de rublos estão destinados a relançar “o potencial espacial”, aberto aos “parceiros”, como uma prioridade.

Longe vão os tempos da corrida ao Espaço, em que a então União Soviética investia para competir com os EUA. Hoje, é a Rússia quem vai impulsionar a atividade espacial com uma verba de 1,6 bilhões de rublos, cerca de 39,6 mil milhões de euros, mas abrindo as portas aos “parceiros americanos, europeus e outros”, como revelou Vladimir Putin.

Foi o próprio Presidente russo a garantir que a verba de quase 40 mil milhões de euros, a aplicar até 2020, tem como destino transformar o Espaço numa prioridade para o país. “Entre 2013 e 2020, cerca de 1,6 bilhões de euros serão concedidos aos programas espaciais. O desenvolvimento do nosso potencial será uma das prioridades da política do Estado”, anunciou o chefe de Estado, quando visitava a construção do Cosmódromo Vostotchni, no Extremo Oriente.

“Espero muito que ele não seja só utilizado pelos nossos especialistas, mas também pelos nossos parceiros americanos, europeus e outros”, acrescentou Vladimir Putin, complementando: “tencionamos lançar daqui voos tripulados e missões de exploração do Espaço longínquo. É um excelente lugar”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir