Desporto

Roberto Carlos termina carreira em dezembro de 2012

roberto_carlos_1Lateral esquerdo brasileiro afirma que é tempo de dizer “chega”. Roberto Carlos afirma que vai ficar ligado ao clube russo onde joga atualmente e abraçar um projeto de 10 anos para reestruturar o futebol do mesmo emblema.

Roberto Carlos da Silva Rocha, é este o nome do lateral esquerdo baixinho que ficará eternamente na história do futebol por várias razões. As ‘bombas’ saídas do pé esquerdo do internacional canarino vão deixa saudades.

Atualmente a jogar no FC Anzhi Makhachkala, da Rússia, Roberto Carlos anunciou hoje que deixará de jogar futebol em dezembro próximo. O lateral ficará depois ligado ao mesmo emblema, para dirigir um projeto de restruturação, que demorará 10 anos, diz. Neste momento o craque brasileiro já desempenha funções de treinador adjunto.

Clubes

Roberto Carlos jogou qualquer coisa como 23 anos como profissional de futebol. Começou no União São Paulo, em 1991. Depois de passagens pelo Palmeiras, dá-se a conhecer no futebol europeu quando se muda para o Inter de Milão, em 1995. É no entanto no Real Madrid que ganha ainda maior destaque no panorama do futebol mundial. Vestiu a camisola dos merengues ao longo de 11 épocas (1996 até 2007). Jogou depois três épocas na Turquia, ao serviço do Fenerbahçe. Após duas curtas passagens pelo Brasil, no Corinthians, em 2010 e 2011, assinou contracto com o Anzhu Makhachkala, da Rússia, clube que representará ainda ao longo deste ano.

Títulos

Ao todo são 25:

– Campeonatos do Brasil: 3;
– Liga Espanhola: 4;
– Supertaça de Espanha: 3;
– Supertaça da Turquia: 2;
– Liga dos Campeões: 3;
– Taça Intercontinental: 2;
– Taça das Confederações: 1;
– Campeonato do mundo: 1;
– Copa América: 2
– Supertaça Europeia: 1
– Campeonato Paulista: 2;
– Torneio Rio-São Paulo: 1

Prémios

– 2.º lugar no Melhor Jogador do Mundo FIFA (1997);
– 2.º lugar Bola de Ouro France Football (2002);
– 3.º lugar Word Soccer (2002);
– Craque do Brasileirão: Lateral-esquerdo;
– Bola de prata: Seleção brasileira (1993, 1994);
– Golden Foot (2008)

Mourinho ou Guardiola?

Na conferência de imprensa onde anunciou a retirada em dezembro, Roberto Carlos falou também da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, clube que representou durante 11 temporadas. Para o lateral brasileiro, o melhor do mundo é português: “Quando vir Guardiola ganhar títulos em Inglaterra ou Itália, aí digo que ele é o número um”, afirma.

Em destaque

Subir