Nas Notícias

Representação do Equinócio de Outono num doodle no adeus ao verão

equinocio outono google O Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, no início da estação: às 3h29 desta terça-feira, em Portugal Continental, hora do equinócio. É o começo de um outono, vestido de inverno, com chuvas, após um verão primaveril.

Nesta terça-feira, o Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, que representa a entrada da nova estação. Árvores de folha seca despem-se, formando nos seus galhos a palavra “Google”. É a arte ao serviço da ciência e da recriação.

O doodle mostra-nos que começou o outono, depois do equinócio que se deu às 3h29 desta terça-feira, em Portugal Continental.

Serão 89 dias da nova estação, num calendário meteorológico que em 2014 tem pouco de rigoroso. Com efeito, a um verão primaveril sucede um outono disfarçado de inverno, com chuvas e queda de temperaturas.

Até ao dia 21 de dezembro, data do Solstício de Inverno, será outono, não obstante os registos de temperaturas do verão que termina nos obrigarem a ter uma única certeza: a grande imagem de marca do outono – a queda das folhas das árvores – não depende de devaneios da meteorologia.

A palavra “equinócio” provém do Latim, juntando as palavras “aequus”, que quer dizer “igual”, e “nox”, que significa “noite”. Pode traduzir-se como “noites iguais”, numa alusão ao facto de o dia e a noite durarem exatamente o mesmo período de tempo.

Na astronomia, este fenómeno resume-se ao instante em que o Sol, na sua órbita aparente (vista da Terra), atravessa a linha do equador terrestre.

No primeiro dia de outono, e de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu estará muito nublado, o vento vai soprar fraco, sendo que podem ocorrer aguaceiros fortes e até trovoadas.

Os equinócios ocorrem nos meses de setembro e de março e definem mudanças de estação. Em setembro, dá-se o Equinócio de Outono, que marca o começo do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul.

Em março, ocorre o inverso: o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo do outono difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações. Com o outono, os dias vão passar gradualmente a ser mais curtos, fenómeno que terminará com o Equinócio da Primavera.

Ontem, em Lisboa, na despedida da estação, as chuvas fortes inundaram algumas artérias, com os bombeiros a serem chamados a inúmeras ocorrências.

Os efeitos deste fenómeno meteorológico foram registados em diferentes vídeos de alguns moradores, que mostraram as ruas inundadas (veja alguns vídeos).

Ninguém diria que estávamos no verão…

Em destaque

Subir