O Governo pode passar a idade da reforma para os 67 anos. A TSF avança que as Finanças estimam uma receita de 600 milhões de euros para tapar metade do ‘buraco’ revelado pelo chumbo do Tribunal Constitucional. O restante será compensado com cortes na despesa do Estado.
No minuto em que está a ler esta notícia pode ‘ganhar’ mais dois anos de trabalho. O Governo pretende alongar a idade da reforma, atualmente nos 65 anos, para os 67, avança a TSF. A ideia é arrecadar uma receita de 600 milhões de euros, cerca de metade do ‘buraco’ existente no Orçamento de Estado em vigor, que ficou com quatro normas chumbadas pelo Tribunal Constitucional.
A medida, que vai ser proposta à troika, será para implementar ainda este ano, terá revelado uma fonte governamental que a rádio não identificou. A receita estimada pelo Ministério das Finanças, juntamente com mais cortes nas prestações sociais, é de 600 milhões de euros, que terá de ser ‘repetida’ com cortes no Estado para cobrir o impacto das previsões inconstitucionais.
De acordo com a mesma fonte do Governo, os restantes 600 milhões serão repartidos por todos os ministérios. Cada membro do executivo tem 15 dias apresentar um plano a Vítor Gaspar, sendo que a totalidade dos cortes ministeriais terá de chegar aos referidos 600 milhões de euros.