Nas Notícias

Raju, o elefante que chorou em liberdade, vence batalha judicial

raju Quando foi libertado, a 4 de julho, Raju chorou de alegria. Mas só ontem o elefante ficou oficialmente em liberdade, quando um tribunal da Índia rejeitou o processo apresentado pelo antigo dono. A justiça diz que Raju é livre, após 50 anos de escravidão e toxicodependência.

Raju viveu 50 anos acorrentado e agrilhoado, sendo explorado em circos, abusado por pedintes, espancado e drogado por alguns dos mais de 30 donos que conheceu. Quando foi libertado por ativistas da Wilflife SOS (uma organização britânica), a 4 de julho, o elefante chorou de alegria.

Para trás ficavam 50 anos em que, para enganar a fome, chegou a comer papel e plásticos. Apesar de solto dos grilhões, ficou com feridas crónicas, artrites e dores intensas e incuráveis.

Mas a liberdade vinha com um preço: o último dono de Raju, que chegou a colocar mais correntes e a pagar bloqueios de estrada para evitar o resgate do elefante, entrou com uma ação em tribunal, na Índia, exigindo a devolução do animal.

Ontem à noite foi conhecida a sentença: após uma vida de maus-tratos, muitos deles infligidos pelo último dono, que mantinha o elefante acorrentado para servir de amuleto de boa sorte (convidava os turistas a deixar moedas para que os desejos se realizassem), Raju tinha o direito a ser livre.

“Não conseguimos exprimir a nossa alegria. É uma enorme vitória, não apenas para o Raju, mas para todos os elefantes que continuam a sofrer em silêncio”, comentou Kartick Satyanarayan, o ativista que liderou a operação de resgate, realizada durante a noite de 4 de julho.

De acordo com o tribunal, o elefante é agora propriedade da Wildlife SOS .

“Isto significa que, ao fim de 50 anos, o Raju está finalmente livre e não existe qualquer hipótese de ele voltar para uma vida de correntes e maus-tratos”, resumiu o diretor executivo da organização, Nikki Sharp.

“Ele foi tão terrivelmente brutalizado durante 50 anos e receávamos que estivesse incapaz de viver de forma autónoma. Nós não sabemos ‘ser’ um elefante, por isso não o podíamos ajudar. Mas Raju juntou-se a outros elefantes que nós resgatámos e foi bem aceite pelo grupo”, acrescentou Satyanarayan.

O elefante tornou-se mediático quando chorou ao conhecer a liberdade. “A equipa ficou atónita ao ver as lágrimas a caírem-lhe pela cara. Foi um momento incrivelmente emocionante”, recordou Pooja Binepal, um dos ativistas que ajudou ao resgate.

Agora, em liberdade após meio século de maus-tratos, Raju é tão feliz que até brinca na piscina.

https://www.youtube.com/watch?v=Xq015U-70yw

Em destaque

Subir