Mundo

Rainha Isabel II aperta mão a ex-dirigente do IRA numa histórica reconciliação

rainha_inglaterraA rainha Isabel II e Martin McGuinness deram um aperto de mão histórico, nesta quarta-feira, ato que assinala a reconciliação entre o Palácio de Buckingham e a Irlanda do Norte. Isabel II e o ex-dirigente do Exército Republicano Irlandês (IRA), atual vice-primeiro-ministro, ‘selam’ com um gesto simbólico o acordo de paz celebrado em 1998.

Isabel II e Martin McGuinness, atual vice-primeiro-ministro norte-irlandês, assinalaram hoje a reconciliação entre a coroa britânica e o IRA, num aperto de mão dado num teatro de Belfast, à porta fechada, que marca o fim de uma longa separação entre o Palácio de Buckingham e um dos responsáveis por 30 anos de conflito entre católicos e protestantes, que provocaram mais de 3500 mortos.

Em 1998, foram selados os acordos de paz, que puseram termo à operacionalidade do IRA, mas as perdas humanas desta luta permanecem para sempre na história. Hoje, este aperto de mão sela o fim das divergências.

Isabel II e McGuinness apertaram as mãos, num ato recatado, ao qual assistiram o príncipe Filipe, marido da rainha, o Presidente da Irlanda do Norte, Michael D. Higgins, bem como o primeiro-ministro irlandês, Peter Robinson.

Este ato decorreu durante o segundo dia da visita oficial da rainha Isabel II à Irlanda do Norte. Segundo David Cameron, primeiro-ministro britânico, este aperto de mão, associado a visitas recentes da rainha à Repúbica da Irlanda, representa a prova de que as relações entre os dois países atingiram um “patamar superior”.

Em destaque

Subir