Nas Notícias

“Quero que o Nobel se f***”, diz Lobo Antunes

António Lobo Antunes desvalorizou a anual atribuição do prémio Nobel da Literatura. O escritor recorre mesmo a uma linguagem ‘ligeira’ para assumir que quer que o Nobel “se f***”.

O escritor lembra, desde logo, que se dá “excessiva importância” ao prémio.

“Estou farto de ouvir falar do Nobel, é apenas um prémio literário em que as últimas pessoas que o têm ganho não me agradam”, salientou, numa entrevista ao Diário de Notícias.

O escritor português refere, aliás, que “os vencedores dos últimos anos não interessam”.

“Não me venham falar em nóbeis, quero que o Nobel se f*** – ponha mesmo assim (…)”, sustentou Lobo Antunes, que não esconde que, em tempos, isso o preocupava mas a morte do irmão João Lobo Antunes lhe mudou a forma de encarar a vida.

“Estes últimos tempos foram difíceis, morrer um irmão é uma coisa tão estranha… Comecei a olhar para os livros de outra maneira e para aquilo a que se chama sucesso”.

Ao Diário de Notícias, o escritor português não nega que “houve uma altura em que estava bastante sedento disso [vencer o Nobel da Literatura]”.

“Estava enraivecido, mas há uns tempos que estou em paz”, disse, mostrando-se satisfeito com os prémios que tem colecionado ao longo da carreira.

“Não consigo entender um prémio como a glorificação em relação a uma literatura de um determinado país – e eu já ganhei tantos!”, referiu Lobo Antunes que chega a fazer uma comparação curiosa.

“Sou melhor do que o Platão…”, revelou o escritor que, recentemente, admitiu ter sido assediado nos tempos de escola por um professor.

Nesta entrevista, o autor, que se prepara para lançar uma nova obra intitulada de ‘A Última Porta antes da Noite’, falou ainda sobre a carreira e aquilo que ainda pretende fazer.

“Não sei se chegarei a fazer um bom [livro], e não estou a ser falsamente humilde pois sou bem vaidoso”, sustentou, referindo que conta ainda “escrever mais três livros”.

Lobo Antunes criticou também a obra de José Saramago, agora que passam 20 anos desde a atribuição do Nobel da literatura ao falecido escritor português.

“Saramago é uma merda…”, atirou, pedindo que, se quiserem comparar Lobo Antunes com algum escritor da literatura portuguesa, o façam com escritores como “Antero [de Quental], o [Alexandre] Herculano”.

Ao longo dos anos, Lobo Antunes tem mostrado o seu desagrado com opções políticas tomadas em relação também à cultura e, nomeadamente, à literatura.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2GMM44KBR3X7

Em destaque

Subir