Economia

Quer pagar menos IRS? Tem até domingo para meter faturas

irs m3 Termina no domingo o prazo para os contribuintes inserirem manualmente as faturas referentes a 2014. A validação manual é necessária quando as empresas não comunicaram as faturas ou quando as comunicadas suscitaram dúvidas ao sistema informático.

Quer quiser majorar as deduções fiscais em sede de IRS só tem até este domingo para verificar, no portal das Finanças, todas as faturas referentes ao ano de 2014.

A partir da próxima segunda-feira, as faturas emitidas com data do ano passado perdem a validade.

Alguns contribuintes foram alertados pelos próprios serviços das Finanças, através de emails que referem a existência de dúvidas levantadas pelo sistema informático.

Em causa estão os documentos que permitem obter deduções fiscais específicas, nomeadamente as despesas com restaurante, oficinas e cabeleireiros, e os que apenas contam para o concurso ‘Fatura da Sorte’.

Em certas situações, o sistema informático não conseguiu separar, por exemplo, as despesas referentes a material escolar das despesas gerais familiares, caso ambas estejam reportadas na mesma fatura.

Há também os casos das faturas que não foram comunicadas pelas empresas, apesar de emitidas com o número de identificação fiscal. Compete, aqui, ao contribuinte inserir esses dados manualmente.

De acordo com os dados das Finanças, o número de faturas inseridas manualmente pelos contribuintes no portal das Finanças em 2014 (mais de 264 mil) ficou abaixo do registado em 2013.

Porém, a nível empresarial, foram comunicadas quase 5000 milhões de faturas no ano passado, um aumento de 13 por cento face a 2013.

Em destaque

Subir