Nas Notícias

PSP-Porto apreende haxixe suficiente para 861 mil doses em operação histórica

policia6A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto anunciou hoje a apreensão de 172 quilogramas de haxixe, droga suficiente para cerca de 861 mil doses individuais. Trata-se de um captura histórica: nunca aquela força de segurança apreendera tamanha quantidade de droga, numa única operação, no Comando Metropolitano do Porto.

A PSP anunciou nesta sexta-feira uma apreensão histórica de haxixe, a maior alguma vez feita pelo Comando Metropolitano do Porto. A operação da PSP do Porto levou ainda à detenção de oito pessoas, que estão indiciadas dos crimes de tráfico de droga.

Segundo revela em comunicado o Comando Metropolitano do Porto da PSP, seis dos detidos são homens e os restantes dois são mulheres. A droga apreendida atinge 172 quilogramas, de acordo com a PSP, que estima que esta droga permita criar 861 655 doses individuais de haxixe.

“Foi a maior apreensão de sempre, em haxixe, realizada pela PSP na área do Comando Metropolitano do Porto”, realça Rui Mendes, comissário daquela força de segurança e chefe do comando policial regional.

Além da droga, a PSP apreendeu ainda armas e respetivas munições, bem como uma quantidade elevada de dinheiro (3250 euros), que se presume resulte de transações de tráfico de haxixe. Quatro automóveis e objetos para operações de tráfico foram também confiscados pela PSP.

Este foi o resultado de uma operação que decorreu ontem, em diversos concelhos do distrito do Porto (Gaia, Maia e Valongo, além do concelho do Porto). Segundo explicou Rui Mendes, a PSP realizou buscas domiciliárias, depois de determinar os suspeitos.

A PSP fez 10 buscas, depois de ter informações de que uma suposta rede de tráfico de droga estar organizada em toda a região norte. “Trata-se de uma organização com dimensão assinalável, a nível da distribuição de estupefacientes”, salienta Rui Mendes.

A investigação começou no início de 2012, orientada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. As autoridades policiais tentavam desmontar “um conjunto alargado de indivíduos que, de forma organizada, se dedicavam ao tráfico de droga na Área Metropolitana do Porto”.

Em destaque

Subir