Nas Notícias

Protetores solares mais usados não previnem cancro

Protetores solares mais utilizados não previnem o cancro de pele. Apenas a proteção superior a 15 garante total imunidade aos raios UVA e UVB. Nos EUA, a Agência Federal do Medicamento irá proibir informações enganosas em cremes.

São vendidos como produtos que garantem total proteção dermatológica. Alguma publicidade garante que o contacto com a água não os elimina do corpo. No entanto, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, apenas a proteção superior a 15 pode ser considerada segura.

Nesse sentido, a Agência Federal do Medicamento irá tomar medidas, para proibir a classificação enganosa neste tipo de produtos. A maioria dos protetores, bronzeadores e cremes que garantem imunidade ao cancro não evita mais do que as tradicionais queimaduras.

Os anúncios destes produtos vão ser proibidos nos EUA, para proteger o consumidor de informação falsa. Os cremes que alegadamente se mantêm no corpo após os banhos terão de apresentar dados claros sobre a sua real resistência.

Nos EUA, o cancro de pele é um dos mais comuns. Anualmente, cerca de dois milhões de novos pacientes recebem tratamento contra esta doença.

Em destaque

Subir