Desporto

Presidente do Glasgow Rangers banido do futebol por gestão financeira danosa

rangers_1Numa altura em que em Portugal vários jogadores vivem uma situação económica dramática, da Escócia chega a notícia de que Craig Whyte, presidente do campeão escocês, nunca mais poderá estar ligado ao futebol. Clube não pode contratar jogadores durante um ano.

A crise financeira e o futebol andam cada vez mais de mãos dadas. A situação não é nova e afeta cada vez mais clubes e jogadores.

Recorde-se que em Portugal, por exemplo, os jogadores da União de Leiria avançaram esta segunda-feira com um pré-aviso de greve. Caso os ordenados não sejam pagos até à véspera dos três jogos que faltam para o fim do campeonato, os atletas recusam-se a entrar em campo, o que pode condicionar em muito a conclusão da Liga Zon Sagres 2011/12. Saiba mais aqui.

Na Escócia, Craig Whyte, Presidente do Glasgow Rangers, atual campeão da liga escocesa, foi esta terça-feira banido do futebol, mas há mais. O clube fica também proibido de fazer contratações durante um ano.

Os Rangers estão desde fevereiro sob liderança judiciária, que tomou a decisão após investigações efetuadas no clube na semana passada, que culminaram com a culpabilização do Presidente em cinco casos.

Desta forma, e além de ser banido, Craig White fica ainda sujeito ao pagamento de uma multa de mais de 240 mil euros. Já o clube pode ser obrigado a pagar uma coima na ordem dos 200 mil euros, mas os castigos não se ficam por aqui.

Um processo fiscal em curso pode ainda determinar uma multa que poderá colocar em causa o próprio futuro do clube, num valor que pode ascender a mais de 90 milhões de euros.

Em destaque

Subir