Nas Notícias

Portugueses divididos sobre imposto extraordinário do Governo

A medida proposta do executivo de Passos Coelho, de criar um imposto extraordinário tributado no subsídio de Natal, merece a aprovação de 45,6 por cento dos portugueses. Os eleitores comunistas são os menos resignados, com 65 por cento a considerarem a medida má. Do lado oposto estão os apoiantes dos dois partidos que formam Governo: 70 por cento estão de acordo.

A sobretaxa que vai recair sobre os ombros dos portugueses – que corresponde a cerca de 50 por cento do subsídio de Natal e terá de ser paga até 23 de dezembro – merece o aplauso de quase metade dos portugueses: 45,6 por cento dos inquiridos pelo Jornal de Negócios aprovam a medida.

Por outro lado, 41 por cento defende que se trata de uma má opção do Governo e 9,7 por cento vê vantagens e desvantagens, pelo que não concorda nem discorda. Nesta sondagem, destacam-se os cerca de 70 por cento de eleitores que votaram no PSD e no CDS que aprovam a decisão do executivo de Passos Coelho, ontem apresentada por Vítor Gaspar, ministro das Finanças.

Os apoiantes de partidos mais à esquerda são aqueles que mais desaprovam o imposto extraordinário: 51,9 por cento dos socialistas, 65,7 por cento dos comunistas e 48,4 do Bloco de Esquerda.

Esta sobretaxa vai permitir ao Governo encaixar cerca de mil milhões de euros e isenta as famílias e pensionistas com menores rendimentos.

Em destaque

Subir