Mundo

Português vence um dos maiores prémios de engenharia do mundo

Rui Reis, professor catedrático, investigador e vice-reitor da Universidade do Minho (UM) foi distinguido com o “Harvey Engineering Research Award”, atribuído pela Instituição de Engenharia e Tecnologia (IET), que conta com 170 mil membros de 150 países.

Rui Reis venceu um dos maiores troféus mundiais da engenharia graças a “décadas de investigação de excelência na área da engenharia de tecidos 3D para novas terapias regenerativas e o desenvolvimento de modelos de doença”, afirmou o júri, citado pelo Expresso.

A entrega do prémio de 400 mil euros acontecerá em março, em Londres, e destina-se ao apoio na criação de modelos inovadores e funcionais de cancro em 3D, que possam ajudar na previsão da eficácia de medicamentos, evitando testes em animais e alguns ensaios clínicos.

“Um dos maiores obstáculos que os cientistas ligados ao desenvolvimento e à avaliação de novos fármacos e terapias contra o cancro enfrentam, é o facto de os modelos pré-clínicos serem incapazes de prever, de uma forma fiável, se um determinado fármaco vai atuar contra o cancro e, ao mesmo tempo, ter uma toxicidade aceitável no organismo humano”, esclareceu o cientista.

Para John Riley, presidente do comité de seleção, “o prémio é o reconhecimento de um notável percurso na investigação e impressionante recorde de publicações na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa”.

Em destaque

Subir