Economia

Portugal consegue financiamento a 12 meses com juros cobrados à Alemanha por dez anos

dinheiroPortugal vendeu hoje dívida pública a 12 meses com uma taxa de juro semelhante à que a Alemanha paga para vender dívida a dez anos. Para o analista Filipe Silva, foi “um não evento” que permitiu ao Tesouro obter um financiamento de 1750 milhões de euros em duas maturidades.

Portugal realizou hoje um leilão de dívida pública, vendendo duas séries de Bilhetes do Tesouro, e angariou um financiamento global de 1750 milhões de euros. No negócio principal, que envolvia uma dívida a 12 meses de 1500 milhões de euros, a taxa de juro cobrada pelos investidores subiu face à operação anterior: dos 1,27 por cento passou para os 1,384 por cento.

Estes Bilhetes, que vencem em abril do próximo ano, têm um juro semelhante ao que é cobrado à Alemanha para a dívida a dez anos, como realçou o analista Filipe Silva, citado pela Lusa: “a única curiosidade a registar é que a Alemanha fez também esta manhã um leilão a 10 anos e conseguiu uma taxa de 1,28 por cento, que é o que Portugal paga por empréstimos a um ano”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir