Economia

Portagens: Receitas no verão aumentaram em quase dez milhões de euros

A22O Estado ganhou, em portagens, quase mais dez milhões de euros do que no ano passado. Um comunicado da Estradas de Portugal revela que o aumento de 8,6 por cento nas receitas, face ao verão de 2013, colocou o valor total nos 86,5 milhões de euros.

O verão correu bem à máquina fiscal do Estado, no que concerne às portagens. Em três meses, a Estradas de Portugal (EP) arrecadou 86,5 milhões de euros.

Face ao verão de 2013, o aumento na receita foi de 8,6 por cento: traduzido em dinheiro, foram mais 9,9 milhões de euros a entrar nos cofres do Estado, via EP.

A empresa pública liderada por António Ramalho justificou, em comunicado, o aumento nas receitas com o crescimento da procura durante o verão e a contínua melhoria da eficiência na cobrança, em especial com os sistemas destinados aos condutores de veículos de matrícula estrangeira.

Ainda no mês passado a EP realçara, também por comunicado, uma elevada adesão ao Easytoll, o sistema de pagamento de portagens eletrónicas destinado aos condutores de veículos de matrícula estrangeira.

Só no primeiro fim de semana de agosto, segundo a empresa, foram registadas mais de 22.500 adesões. Um aumento de 35 por cento face aos valores do mesmo período de 2013, quando as adesões se ficaram por 16.730.

Ainda segundo as contas da EP, os primeiros oito meses de 2014 permitiram uma receita de205 milhões de euros em portagens, mais nove por cento do que os 188 milhões arrecadados em igual período do ano passado.

Em destaque

Subir