Economia

PIB de Portugal foi o que mais cresceu em cadeia na Zona Euro

economia-recuperacaomilionario dinheiro 510De acordo com o Eurostat, o PIB em Portugal subiu 1,1 por cento entre abril e junho, no segundo trimestre do ano, o que representa o maior crescimento em cadeia da Zona Euro. As exportações e o turismo justificam este comportamento positivo da economia lusa, de acordo com o gabinete de estatística da União Europeia.

O Eurostat confirmou o comportamento positivo da economia portuguesa, que inverteu a tendência de quebra do Produto Interno Bruto (PIB) e subiu 1,1 por cento, entre os meses de abril e de junho de 2013, em comparação com o primeiro trimestre do ano.

O gabinete de estatísticas da União Europeia revela mesmo que o PIB português foi o que mais cresceu em cadeia, neste período.

Trata-se de uma inversão que persistia há 10 trimestres consecutivos, período durante o qual a economia portuguesa viu a riqueza destruída.

O bom comportamento das exportações e também o período sazonal relacionado com o turismo ajudaram o PIB a aumentar substancialmente, de acordo com o Eurostat.

Realce-se que a Zona Euro registou, no mesmo período um crescimento médio de 0,3 por cento, muito abaixo dos números verificados em Portugal. Nem a todo-poderosa economia alemã cresceu tanto como a portuguesa.

No entanto, a comparação homóloga não é tão animadora. Se é certo que o PIB luso inverteu a tendência de queda, a verdade é que, em comparação com o segundo trimestre de 2012 se verifica uma descida de dois por cento. Por outro lado, o Banco de Portugal perspetiva uma recessão, no final de 2013.

As contas do segundo semestre serão apresentadas com maior detalhe pelo Instituto Nacional de Estatística, já depois de amanhã.

Em destaque

Subir