Mundo

Peter Carl Fabergé recordado com um google doodle a 30 de maio

peter_carl_fabergePeter Carl Fabergé merece homenagem com um doodle da google, no dia em que se assinala a data do aniversário deste joalheiro russo, famoso pela decoração de ovos de Páscoa e na arte de arranjos florais. Peter Carl Fabergé nasceu a 30 de maio de 1846. Um doodle transporta a sua arte para o presente.

Peter Carl Fabergé recorda-se hoje, com um doodle da Google. O joalheiro russo que se tornou conhecido pelo na colocação de metais e pedras preciosos em ovos da páscoa inspira a página daquele motor de busca, que faz, precisamente, uma alusão à arte de Fabergé, neste dia 30 de maio que assinala o seu nascimento.

Fabergé foi um joalheiro muito famoso e desde sempre esteve ligado à arte da joalheria, já que o seu pai era dono de uma loja de joias, em São Petersburgo, na Rússia, onde Peter Carl Fabergé nasceu, a 30 de maio de 1846, filho do joalheiro alemão Gustav Fabergé e da dinamarquesa Charlotte Jungstedt.

O nome de batismo de Peter Carl Fabergé era Karl Gustavovich Fabergé. Especializou-se na criação de obras com motivos de arranjos florais, não só em humanos, mas também em animais. A sua arte sobrevoou fronteiras e encantou czares da Rússia.

Peter Carl concluiu um curso de Artes de Dresden e prosseguiu a sua formação numa escola de artesanato. Em 1864, Peter Carl participou numa viagem pela Europa, onde recebeu aulas de ourives respeitados na Alemanha, França e Inglaterra.

Frequentou um curso na faculdade Comercial Schloss, em Paris, e via os objetos nas galerias de museus importantes da Europa. A sua ‘viagem de estudo’ continuou até 1872, até que aos 26 anos regressa a São Petersburgo e casa.

A partir de 1882, Peter Carl Fabergé passa a tomar conta do negócio do pai e começa a ser conhecido e reconhecido pelo seu trabalho, sobretudo pelos ovos de Páscoa, que decorava de modo único.

A reputação que Peter Carl Fabergé granjeou permitiu que o seu trabalho na arte da joalheria fosse apreciada pelo czar Alexandre III e Nicolau II, que contratou por diversas vezes os serviços de Fabergé. A sua visibilidade também permitiu que esta arte e a moda das joias regressassem ao auge, depois de terem brilhado nas cortes francesas do século XVIII.

Carl foi agraciado com o título de Mestre Goldsmith, que lhe permitiu usar sua marca própria. A sua reputação era tão elevada que se tornou numa sensação em exposição que decorreram em Moscovo. Peter Carl Fabergé foi premiado com medalhas de ouro pelas peças que produziu.

Uma das peças exibidas Fabergé foi uma réplica de uma pulseira de ouro. O czar Alexandre III declarou que não conseguia distinguir os trabalhos de Fabergé e o original, ordenando que os objetos da Peter Carl passassem a ser exibidos no Hermitage, como exemplos de artesanato contemporâneo russo de grande valor.

Nos dias de hoje, Fabergé é mais conhecido pelos ovos de Páscoa que criou, que adquiriram o nome de ‘Ovos Fabergé’, criados para a família imperial russa, que aqueles czares ofereciam aos familiares. O czar encomendou a Peter Carl Fabergé fazer um ovo como presente para a sua esposa, a imperatriz Maria. Alexandre III encomendou outro ovo no ano seguinte.

O czar que sucedeu a Alexandre III, Nicolau II, ordenou a Peter Carl Fabergé que criasse dois ovos por ano – um para sua mãe, outro para sua esposa. A tradição continuou, até à Revolução de Outubro.

Ainda que a Casa de Fabergé seja famosa pelos ovos que o Google recria hoje no seu doodle, o talento de Peter Carl foi transposto para outros objetos, como talheres de prata e joias finas. A empresa de Fabergé transformou-se no maior negócio de joias na Rússia.

Estima-se que Peter Carl Fabergé tenha produzido cerca de 200 mil objetos, entre 1882 até 1917. Peter Carl Fabergé nunca recuperou do choque da Revolução Russa. Esteve no exílio, onde dizia que “esta vida não é digna de ser vivida”. Este joalheiro russo morre a 24 de setembro de 1920, na Suíça, e é hoje recordado com um doodle que a Google lhe dedica.

Em destaque

Subir