Economia

Pescas: Portugal defende manutenção das quotas após o aumento de seis por cento deste ano

assuncao cristasA ministra do Mar, Assunção Cristas, reúne hoje em Bruxelas para debater a política comunitária das pescas para 2013. Elogiando a sustentabilidade da pesca nacional, a governante acredita ser possível “manter as nossas quotas”, que em 2012 aumentaram seis por cento.

Os ministros que tutelam as pescas reúnem-se hoje, em Bruxelas, para definir a política da União Europeia para 2013 no setor. Em cima da mesa está a proposta de Portugal ver aumentada a quota para a pescada e o verdinho, mas diminuindo as quotas de tamboril, lagostim e linguado. São alguns dos exemplos sugeridos pela Comissão Europeia, mas a ministra Assunção Cristas confia que Portugal manterá as quotas em vigor.

“No ano passado tivemos um aumento de seis por cento na nossa quota de pesca, foi positivo. Este ano, a nossa expetativa é de pelo menos podermos manter as nossas quotas”, antecipou a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Lembrando o “compromisso claríssimo” de Portugal na sustentabilidade das pescas, a aceitação, pelos parceiros comunitários, da manutenção das quotas nacionais “significará também que temos uma pesca sustentável e não precisamos de reduzir as quotas”, concluiu Assunção Cristas.

Em destaque

Subir