Motores

Pedro Marreiros e José Correia vencem ‘Nacional’ de Velocidade em Portimão

Pedro Marreiros foi ao Autódromo Internacional do Algarve garantir o triunfo na primeira das duas corridas do fim de semana do Campeonato de Portugal de Velocidade.

Aos comandos do Porsche 911 GT3 Cup com que este ano competiu no Campeonato de Espanha de Resistência levou a melhor numa prova onde os TCR foram relegados para ‘segundo plano’.

No entanto foi na competição de carros de Turismo que residiu a animação da prova, graças ao duelo que opôs Francisco Abreu a Armando Parente, o autor da ‘pole position’. Sem argumentos para acompanhar Marreiros, que fez uma prova completamente à parte dos restantes concorrentes, Parente viria a impor o Volkswagen Golf GTi do Team Nova Driver face ao Peugeot 308 TCR da Sports & You.

Francisco Carvalho não conseguiu intrometer o Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport na discussão pela vitória entre os Turismos, mas nos últimos metros da corrida conseguiu ‘roubar’ a terceira posição a Francisco Abreu, numa prova que Pedro Salvador não conseguiu concluir, adiando formalmente a questão do título, depois de um amortecedor dianteiro esquerdo do seu Cupra se partir na quarta volta.

Na segunda corrida, também dominada por um GT, desta vez o Nissan GTR Nismo GT3 de José Correia, Armando Parente voltou a vencer entre os Turismo, garantindo assim a segunda posição no campeonato, ganho previsivelmente por Pedro Salvador.

Mas José Correia só ascendeu ao comando da prova na segunda volta, enquanto Francisco Carvalho deixava para trás Rafael Lobato. Um duelo que deixou Parente ‘descansado’ na segunda posição, com Manuel Gião a ocupar o quarto posto.

O piloto do KIA Cee’d conseguiria cortar a meta no terceiro posto, obtendo assim o primeiro pódio desde que está envolvido no projeto desenvolvido pela CRM Motorsport.

Pedro Salvador seguiu em quinto antes de ir às boxes para dar por concluída a sua época por questões orçamentais, conquistado que estava o campeonato.

Até final o ponto de interesse da prova foi mesmo a disputa entre Rafael Lobato e Francisco Carvalho, que terminou quando o Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport teve de abandonar com problemas mecânicos. Depois foi a vez dos travões do Peugeot 308 TCR da Sports & You ter problemas de travões, que causaram o despiste a Lobato.

Estes abandonos promoveram Manuel Gião à segunda posição dos TCR e terceira absoluta, e Telmo Gomes ao último lugar do pódio dos Turismo na sua estreia aos comandos do Audi RS3 LMS da Speedy Motorsport.

Em destaque

Subir