Nas Notícias

Os preços dos medicamentos foram ajustados, mas só em março é que baixam

comprimidos v2 Os preços dos medicamentos foram revistos no início do ano, mas primeiro é preciso escoar as embalagens com os preços ‘velhinhos’. Os portugueses só deven sentir os efeitos a partir de 2 de março, como explica o presidente do Infarmed.

Até então, prevê o Infarmed, o mercado deve escoar as embalagens com os preços anteriores à revisão anual.

O início de 2015 trouxe uma revisão anual aos preços dos medicamentos, que ficaram mais baratos. A informação é da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O problema é que a revisão do Sistema de Preços de Referência (SPR), que abrange os medicamentos comparticipados (prescritos no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e que têm genéricos autorizados, comparticipados e comercializados), não implica a descida automática dos preços.

O mercado tem primeiro de escoar as embalagens que se mantêm dentro dos parâmetros definidos em 2014.

Eurico Castro Alves, presidente do Infarmed, antecipou à Lusa que essas embalagens devem sair do mercado antes de 2 de março, o dia em que os todos os medicamentos deverão ter o preço atualizado.

Os armazéns têm até ao final deste mês para ‘despachar’ os medicamentos com preço de 2014, enquanto as farmácias poderão vender as embalagens ‘antigas’ até ao dia 1 de março.

Refira-se ainda que a atualização dos preços teve origem na descida dos mesmos nos três países que servem de referência para o mercado português: Espanha, França e Eslovénia.

De acordo com Eurico Castro Alves, as poupanças a gerar com a descida dos preços devem atingir os sete milhões de euros para os utentes e os 15 milhões para as contas do Estado.

Em destaque

Subir