Nas Notícias

Ómega 3 evita riscos do pós-parto em mulheres e… homens

Riscos de depressão pós-parto podem ser reduzidos com o consumo de ómega 3, substância encontrada em peixes gordos. Esta é uma conclusão de um estudo realizado em Connecticut, nos Estados Unidos, que vem confirmar outras pesquisas de 2004. A depressão pós-parto afeta entre 10 a 20 por cento das mulheres e cerca de 10 por cento dos homens.

Esta pesquisa sugere que é possível evitar problemas como a depressão pós-parto graças a uma substância natural. Os investigadores controlaram a alimentação durante a gravidez e dividiram as futuras mães em dois grupos, sendo que um desses grupos recebeu uma dosagem diária de ómega 3.

Depois do parto, verificaram que as mulheres que consumiram esta dosagem conseguiram melhores resultados em inquéritos que avaliam os sintomas de depressão pós-parto.

Este problema afeta sobretudo mães – entre 10 e 20 por cento –, mas também pode causar danos nos homens. Após análise a diversas pesquisas, o investigador James Paulson, da Eastern Virgínia Medical School, concluiu que um em cada dez pais sofre de depressão pós-parto.

Apesar de não enfrentarem uma alteração do seu corpo, os pais lidam com novos sentimentos, relacionados com sobrecarga de tarefas decorrentes da paternidade, bem como a ansiedade dessa nova condição. James Paulson considera que a comunidade médica ainda não dedicou a atenção suficiente a este assunto.

Nesse sentido, também se aconselha o consumo de ómega 3 aos futuros pais. Refira-se que há estudos de 2004 que já comprovavam a eficácia desta substância no combate à depressão, em homens ou mulheres.

Em destaque

Subir