Artigo patrocinado

Número 800 é pago? E o número 808 paga-se? Quais as diferenças?

Uma dúvida muito comum é saber se o número 800 é pago, assim como saber se o número 808 paga-se. Saiba quais são as diferenças e quanto custa ligar para 800.

Neste texto, vamos abordar:

  • O 800 é pago? Quanto custa ligar para 800?
  • E o número 808 também se paga?
  • Quais são os números de telefone gratuitos?

Os números de telefone em Portugal podem ser bastante complexos. E muitas pessoas não sabem que se ligarem para o número que comece por 808 podem pagar uma chamada sem se aperceberem. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade em conhecer a numeração que existe e os preços associados a elas.

Este artigo permite dar a conhecer aos nossos leitores alguns fatos interessantes sobre a numeração portuguesa. E como é que pode identificar se vai ou não pagar uma chamada.

Os números 800 e 808 são pagos? O 800 é pago e o 808 é gratuito? Quanto custa ligar para 800? Quais são os números de telefone gratuitos em Portugal?

Vamos esclarecer dúvidas.

O número “azul”, o 808 é pago?

Números para 808, também como número azul, enquadram-se num serviço de chamadas onde o custo se partilha entre a pessoa que liga e a empresa que recebe a chamada.

Estes números tendem a ter cada vez menos prevalência entre a numeração mais utilizada em Portugal. Contudo, ainda existem números que podem ter relação com serviços de apoio ao cliente, onde as empresas não querem suportar o custo total.

No entanto, este custo é baixo e depender do horário no qual está a fazer a chamada, como indica a ANACOM, autoridade das comunicações.

Existe uma única exceção, decretada pelo Governo, que é o número da Saúde 24. Deste a pandemia que o 808 24 24 24 não é um número pago, sendo este gratuito. Como iria muita gente ligar para o número, este custo iria ser suportado totalmente pelo Governo.

800 é pago? Quanto custa ligar para 800?

Os números que começam por 800 não são pagos. São números gratuitos para o utilizador. Ou seja, não vai pagar qualquer chamada que efetuar para este número, independentemente do tempo que ela durar.

Estes números estão associados a linhas de informação e apoio ao cliente. Por exemplo, uma linha de apoio de um banco, de uma seguradora, de um supermercado.

800 é pago

Por outro lado, quando ligar para este número o custo desta chamada recai no serviço que está a receber. Ou seja, se quiser ligar para o seu banco não vai pagar esta chamada.

Contudo, o seu banco vai pagar a chamada que está a fazer para eles. No entanto, para si, que é na realidade o fator mais importante, não existe qualquer custo.

Chamadas ilimitadas não funcionam com os números 808

Se o seu tarifário inclui chamadas ilimitadas para a rede fixa, tenha muito cuidado a ligar para os números que começam por 808.

Ou seja, estes números não estão incluídos nas chamadas para a rede fixa, essas são apenas os números começados por 2 ou por 3.

Por isso, mesmo que o seu tarifário tenha chamadas ilimitadas, no caso de ligar para um número azul ou número 808, irá sempre contar como uma chamada fora do seu plafond.

Como certamente irá concordar, um número grátis é sempre uma linha mais interessante para ligar do que uma linha onde vá pagar a chamada.

Assim, ligue sempre que possível para os números que começam por 800, ou caso tenha chamadas ilimitadas para os que começam por 2 ou 3.

Em destaque

Subir