Nas Notícias

Nove em cada dez anúncios de emprego são falsos

anuncio empregoSegundo o Dinheiro Vivo, mais de 90 por cento das ofertas de emprego publicadas são falsas e têm como objetivo construir bases de dados. A denúncia é feita por Luís Bento, presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas. Esta organização pretende que o Governo obrigue a um registo dos anúncios de emprego.

Nove em cada dez ofertas de emprego são fictícias e são apenas publicadas com a finalidade de garantir aos seus responsáveis a criação de uma base de dados, com toda a informação pessoal e profissional dos candidatos.

A denúncia é feita pelo Luís Bento da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, que em declarações ao jornal Dinheiro Vivo revela também que essas bases de dados são posteriormente vendidas a empresas.

Luís Bento fala de um negócio “transnacional”, que serve os interesses de empresas que querem “conhecer o estado da procura de emprego por parte de profissionais com um determinado perfil e, dessa forma, proceder a ajustamentos salariais”.

Outro interesse neste negócio é reduzir custos com a seleção de candidatos e conhecer quais são as profissões onde existe maior disponibilidade para os candidatos trabalharem no exterior.

Em destaque

Subir