Fórmula 1

Nico Rosberg já tinha pensado na retirada desde o GP do Japão

rosbergexplicaretirada1

Nico Rosberg surpreendeu toda a gente ao anunciar esta sexta-feira o fim da sua carreira como piloto de Fórmula 1, menos de uma semana depois de se sagrar campeão do mundo.

O alemão explicou que já tinha pensado no assunto desde o Grande Prémio do Japão e tomado a decisão definitiva no dia a seguir à última prova desta temporada.

Foi numa conferência de imprensa em Viena (Áustria), que o novo campeão do mundo tornou pública a sua decisão de se retirar da Fórmula 1, e a poucas horas da entrega de prémios da FIA, e antes da Mercedes ter emitido qualquer comunicado sobre o assunto.

“A minha maior emoção é agora com grande gratidão por todos os que me apoiaram. Esta época, digo-vos, foi bastante dura. Dei o meu máximo em todas as áreas, depois da deceção dos dois últimos anos; eles foram o combustível da minha motivação para níveis que nunca antes experimentei. E claro que tiveram um impacto naqueles que amo também – como um esforço de sacrifício de família, colocando tudo atrás do nosso objetivo”, prosseguiu Nico Rosberg.

rosbergexplicaretirada3

“Não consigo encontrar palavras suficientes para agradecer à minha mulher Vivian; ela tem sido incrível. Ela percebe que este ano foi o grande ano, a nossa oportunidade para o fazer e criou o espaço para eu ser totalmente recompensado entre cada corrida, olhando pela nossa filha a cada noite, cuidando quando as coisas estavam difíceis e colocando o nosso campeonato em primeiro lugar”, destacou também o piloto de Wiesbaden.

“Quando ganhei a corrida em Suzuka, desde o momento em que o destino do título ficou nas minhas mãos, a grande pressão começou e comecei a pensar no final da minha carreira na competição se me tornasse campeão do mundo”, explicou Rosberg.

“No domingo de manhã, no Abu Dhabi, sabia que poderia estar a fazer a minha última corrida, e aquela sensação tornou-se mais clara antes da partida. Queria saborear todas as partes da experiência, sabendo que podia ser a última vez… e algumas luzes se apagaram. E tive as mais intensas 55 voltas da minha vida”, confessou o germânico.

rosbergexplicaretirada2

“Tomei a minha decisão na segunda-feira à noite, depois de refletir durante um dia, e as primeiras pessoas a quem a comuniquei foram Vivian e Georg (Nolte, o seu manager), seguidos de Toto (Wolff, diretor da equipa Mercedes)”, explicou também Nico Rosberg.

“A única coisa que torna esta decisão mais difícil para mim é porque coloco a minha família das corridas numa situação complicada. Mas Toto percebeu. Ele soube logo que eu estava completamente determinado e deixou-me descansado”, referiu também o campeão do mundo.

“O feito de que me orgulho mais sempre é ter ganho o campeonato do mundo com esta incrível equipa de pessoas, a flecha prateada. Agora estou a desfrutar o momento. É tempo de saborear as próximas semanas, para refletir sobre a época e apreciar cada experiência que se me apresente no caminho. Depois disso vou voltar à minha vida e ver o que me reserva”, acrescentou Rosberg.

Em destaque

Subir