Cultura

Napoleão: Uma cópia de 18 mil euros é um retrato que vale 2,4 milhões

napoleao210napoleaoUma cópia de um retrato de Napoleão foi vendido, em 2005, por 18 mil euros. Um perito de arte analisou a obra e concluiu que não é uma cópia, mas um quadro original do imperador francês com dois séculos e que vale 2,4 milhões de euros.

A cópia de um retrato de Napoleão Bonaparte é, afinal, o quadro pintado por Jacques-Louis David em 1813. A tela fora vendida em 2005 como uma cópia do original desaparecido, com um colecionador particular a pagar 18 mil euros. Após ter mandado limpar a obra, o comprador pediu uma análise a um perito: afinal, é mesmo o quadro desaparecido e vale 2,4 milhões de euros.

O problema está na semelhança do quadro ‘desaparecido’ com um em exibição na Galeria Nacional de Washington (EUA), também da autoria de Jacques-Louis David, mas de 1812. Em ambos (na foto), o imperador francês (1769-1821) aparece com a mesma expressão, postura e farda (o uniforme da guarda nacional). Como era hábito, a mão direita estava dentro da casaca em ambas as telas.

O colecionador particular, residente em Nova Iorque (EUA), pensou, em 2005, estar a comprar uma cópia do retrato de 1812. Depois de mandar limpar a tela, pediu uma análise a um especialista em arte francesa, Simon Lee (da Universidade de Reading, Inglaterra). “O quadro tem também a assinatura genuína de David, a limpeza revelou a palavra Rouget e a data 1813 apareceu”, explicou o perito, salientando que ‘George Rouget’ foi a assinatura preferida de David durante quase uma década.

O quadro de 1913 esteve dois séculos ‘desaparecido’ porque sempre se pensou tratar-se de uma cópia. Em 1988, a família Borthwick-Norton ofereceu a tela à Academia Real Escocesa, que também ignorou a hipótese de ser uma tela original. “A nossa política de coleção é dirigida para as artes e temas escoceses, não colecionamos obras de artistas europeus. Foi avaliado por leiloeiras e especialistas, que olharam para isto como uma cópia”, justificou uma fonte da academia, citada pela France Presse sem identificação.

Comprado por 18 mil euros, o retrato de Napoleão Bonaparte de 1813, que na altura liderava a defesa da França perante os avanços da Grã-Bretanha e da Prússia, vale 2,4 milhões de euros.

Em destaque

Subir